Você está vivo ou morto agora?

Você já se perguntou se está vivo ou morto agora? Sabia que a maior parte das pessoas está morta nesse exato momento? Parece uma afirmação de maluco, mas vou te explicar o motivo nas próximas linhas.

Você tem apenas um momento para estar vivo, o AGORA. Infelizmente, a maior parte das pessoas esquece de viver no agora e perde o tempo vivendo em outros momentos e desperdiçando esse instante especial em que está.

Para ilustrar isso, imagine que você está em um lugar ou momento e sua cabeça está longe, bem longe. Normalmente estamos com a cabeça pensando nos “e ses” da vida. Como seria se eu não tivesse tomado aquela decisão ou se tivesse agido diferente. Nesse momento, você está, oficialmente “morto” para o agora. Está perdendo aquele único momento em que está vivo se culpando ou imaginando uma vida que não vai acontecer.

Agora, imagine que em outro momento, fica ansioso e pensando nos mil problemas que qualquer decisão sua pode gerar. Ao invés de aproveitar o momento atual, você fica divagando e se pré-ocupando com algo que talvez nem aconteça. E, sinto informar a você, você está morto também nesse momento.

Mas Alex, então não posso pensar no passado ou planejar o futuro? Claro que pode e deve! Acontece que planejar não é estar ansioso e criando pavor do futuro. Você já viu um jogador de xadrez jogando? Ele está pensando nas milhões de possibilidades do jogo, mas está usando o momento atual de forma consciente para isso. Ou avaliando as jogadas que aconteceram e aprendendo com os erros. Você não vê um jogador de xadrez ansioso pelas futuras jogadas ou se culpando pelos erros.

Essa é a forma correta. Use seu momento para estar vivo. Tire um momento para aprender com os erros e absorva o aprendizado para depois retornar a viver o presente sem ficar se machucando pelos “e se”. Em outros momentos use seu momento para planejar o futuro de forma consciente. Planeje, organize e deixe tudo pronto. Assim não vai precisar ficar pensando nesse futuro o tempo todo.

E depois de organizar tudo, esteja presente. Nesse momento, neste lugar e totalmente consciente do que acontece agora. Quando você faz isso, você verdadeiramente está VIVO! Não está perdendo aquele momento precioso do agora vivendo onde já passou ou vivendo onde talvez não aconteça. Só tens um lugar para estar vivo, e esse local é bem onde você está nesse momento. Um instante por vez.

Já consegue responder a pergunta? Você está vivo ou morto agora?

Receba meus textos em seu email: