Turma 02 do KICKOFF – Aprendizados e Agradecimentos

Finalmente o dia 29 de outubro chegou e aconteceu a segunda edição do Kickoff. Tanto o antes, o durante e o após foram períodos de profunda reflexão para mim. Te explico mais adiante esses meus aprendizados.

Mas primeiro quero agradecer essas dez pessoas fantásticas que escolheram sair do seu dia a dia e encararem um final de semana intenso de análise de si. Alguns estavam com medo de ir, outros curiosos e outros apenas abertos. Com certeza todos tiveram um final de semana profundo.

Quando terminamos o curso, ouvir relatos de que alguém agora possui a tinta e a pena para escrever a própria vida, que se redescobriu ou que se reencontrou são gratificantes. E para quem não viveu o curso pode parecer exagerado. Mas quando recebi uma ligação de um parente de um treinando agradecendo pelo que fizemos, foi emocionante.

Bom, apenas grato de coração a todos aqueles que confiaram na gente e se permitiram buscar conhecer um pouquinho mais de si mesmos. Vocês fazem parte de minha história, de minha vida e de meus aprendizados enquanto ser humano! Gratidão!

14908173_10154187131013668_5038111002172181564_n

Agora, vamos para uma segunda parte? Aprendizados! Já adianto que será longo o texto a partir de agora.

Aprendizado 1 – Vender é importante. É difícil pra mim a parte de venda ainda, mesmo com tudo que conheço e ajudo nos outros, ainda percebo que existe alguma questão que me incomoda no vender. Ainda mais quando é o meu treinamento, pode ser bobo, mas como tudo que incomoda o outro, sempre é imenso.

E como vi isso? Um exemplo foi quando visitei uma família de amigos, que conheci como clientes e que estava sem ver há algum tempo, e que me dei por conta que adiava a visita pois não queria que parecesse que ia visitar pra vender algo. Pior foi me dar conta que vinha fazendo isso há muito tempo. E ter visitado eles foi fantástico, pois são pessoas que são importantes pra mim. Bobo né? Mas acho que todos somos bobos.

Aprendizado 2 – Marketing faz a diferença. Poxa, é difícil vender algo teu, que tu acredita. E divulgar então? Bom, inventei de fazer anúncio no face. Fiz 2 anúncios e uma amiga que também estuda marketing digital me puxava a orelha pois o anúncio estava péssimo.

Montei um que estava excelente do ponto de vista do marketing. Em que chamava a atenção através de uma chamada que divulgava o Kickoff como apresentando 3 técnicas para sair da indecisão. O que era verdade, pois o curso todo foi montado para isso. MAS, e sempre tem o MAS, eu não conseguia colocar o anúncio no ar. Praticamente virei uma noite até eu conseguir uma coisa! Adivinhe o que? Definir o Kickoff em 3 técnicas ou pilares fundamentais.

Se tem algo que eu não consigo é divulgar algo que eu não acredite ou que seja mentira. Eu tenho mil defeitos e mais alguns que nem conheci ainda. Erro, e erro muito. Mas quando me apresentam algum defeito que eu não enxergava, reconheço e busco melhorar. Mas quando sei que algo não está verídico NÃO consigo fazer. Posso acreditar em algo e errar, mas nunca faço o que não acredito.

Bom, quando consegui definir o Kickoff em 3 pilares (Integridade consigo mesmo; Conhecer seus valores e motivações; Aceitar suas fraquezas), consegui colocar o anúncio no ar.

E, o que aprendi? Praticamente só aquele anúncio foi clicado. Ou seja, sem venda e sem marketing bem feito, não tem treinandos, logo não tem curso e aí não consigo fazer minha parte.

14962684_10154187126938668_8707553898405789308_n

Aprendizado 3 – O grupo é maior que o indivíduo. Já sabia disso, mas mais uma vez eu presenciei. Não só as dinâmicas em grupo fazem uma mudança mais forte do que uma mudança em consultório, como o grupo cura um ao outro. Um ouvindo o outro, compartilhando, vivenciando e compreendendo, cura o outro e se cura. Eu estou ali pra ajudar essas pessoas a trazerem seu melhor de volta pro mundo, só isso.

Aprendizado 4 – Meu ego! Pois então, até uma época eu buscava reconhecimento. Eu contei isso nessa turma do Kickoff. Talvez eu escreva sobre isso. Quando se busca isso, tudo que se quer ouvir é que tu resolveu a vida de alguém. E fico mais feliz por ter percebido mais uma vez que consegui mudar isso.

Vendo uma segunda turma desabrochar, quando vinha o elogio, eu sabia do merecimento, mas esse elogio não faz o efeito que anos atrás ele fazia. Ao invés de sentir o peito inflado por um elogio, eu sentia o coração leve e feliz por ver alguém respirando mais forte e saber que eu pude ajudar de alguma forma. E saber me observar e perceber essas mudanças cada dia mais forte é um imenso aprendizado.

Aprendizado 5 e Agradecimento Final – Todo aquele que ensina, aprende mais. Algo que cada vez mais é reforçado. Ao ensinar, auxiliar por fora e expor o que se conhece, aprendemos e trabalhamos mais o que temos dentro de nós.

 

14938197_10154187126968668_1005477088871236255_n

 

Gratidão as duas turmas do Kickoff, leves, profundas e transformadoras. Que me ajudaram a aprende mais sobre mim mesmo. Até agora são 19 pessoas que já transformaram a mim, a equipe, a si mesmos e espero que ao mundo em volta.

Receba meus textos em seu email: