Como sabotar os sabotadores internos?

Já falei sobre os sabotadores de uma forma didática. E o que fazer agora que conheço eles? De que adianta conhecer e não fazer nada? Calma, vamos agora ver como acabar com eles.

O Sábio!

Assim como temos os sabotadores identificados. Temos também um grande aliado. O Sábio! Shirzad Chamine separou as formas que usamos para nos sabotar em “personagens”ou mesmo “arquétipos” sabotadores mas também identificou que todos temos um sábio interior que sabe consegue acessar os melhores recursos para que alcancemos nossos objetivos.

Quando erramos e o sábio está ativo, ele solidariza-se conosco e assegura que irá tudo dar certo mesmo tendo errado agora. Ele é empático e criativo para nos auxiliar. Basicamente é usar conosco aquela parte nossa que faz isso pelas pessoas queridas.

Parece bem simples ler que o sábio faz tudo isso, mas nem sempre o é para ativá-lo. E qual o motivo? Simples: Os sabotadores querem o teu BEM! Tudo que eles fazem é para que você seja feliz, evite o sofrimento e conquiste teus sonhos. A diferença deles é o caminho que eles fazem que é diferente do caminho do sábio. Quando temos os sabotadores ativos, eles nos impulsionam por meio da raiva, arrependimento, medo, culpa, ansiedade e assemelhados. Já o sábio utiliza outras forças, como compaixão, criatividade, alegria e buscar significado nos objetivos.

O sábio permite que alcancemos o sucesso sem sacrificar nossa felicidade e a paz de espírito.

Certo Alex, e como posso sabotar os sabotadores? A primeira coisa importante é ter certeza que os teus inimigos são realmente inimigos. As vezes reclamamos do nosso crítico mas temos medo de nos livrar dele. Como se perder ele fizesse com que nossa motivação acabasse. Então primeiro precisa saber que quer

Eu decidi me livrar dos sabotadores, estou pronto… e agora? Temos alguns passos simples e didáticos:

a) Enfraqueça seus sabotadores.

Quando perceber que um sabotador entrou em ação, evite lutar com ele. Use a empatia e perceba que ele está querendo te ajudar mesmo que de um jeito meio… torto. O que vamos fazer é observar e dar um nome a cada sabotador quando ele aparecer. Quando o crítico se ativar, dê um nome para ele. E quando ele se ativar você para tudo, observa e pensa: “La vem o senhor  enjoadinho de novo com suas críticas”.

Eckhart Tolle comenta que a mente do ego é o termo para o coletivo dos sabotadores. Então isolando eles você percebe quando é um pensamento seu ou de um dos sabotadores. Só esta ação já enfraquece muito o sabotador. Os sabotadores são como bonecos de neve que quando identificados vão derretendo.

b) Fortaleça o Sábio

O Sábio possui 5 superpoderes! Ativando os poderes do sábio fortalece ele cada vez mais.

Primeiro, quando você identificar que um sabotador está atuando você irá pensar em três situações em que a situação ruim que ativou um sabotador seria uma dádiva ou uma oportunidade.

Poder 1 – Empatia

Quando um sabotador for ativado contra você ou por alguém que se torna um inimigo e está te magoando. Visualize a criança que você foi ou que seu inimigo foi antes daquela criança se tornar refém dos sabotadores.

Poder 2 – Exploração

Torne-se um antropólogo fascinado – Observe os fatos atentamente sem julgar, criticar ou qualquer tipo de avaliação. Algo do tipo: aconteceu isso, isso e aquilo. O objetivo é entender as coisas como de fato são, sem a avaliação subjetiva que fazemos com nosso envolvimento emocional.

Poder 3 – Inovação

Sempre que algo ativar um sabotador, refaça a frase sobre o que acontece neste formato: Sim (acontecimento) e (uma consequência positiva que vai poder tirar disso ou uma ideia diferente e criativa – por mais doida que possa ser).

Poder 4 – Navegue

Coloque-se no futuro em cinco, dez ou vinte anos e pense como estará percebendo o que aconteceu vinte anos atrás e o quanto isto fica insignificante visto desta perspectiva.

Poder 5 – Ação decisiva

Tome o lugar dos sabotadores. Quando for planejar algo, coloque-se no lugar do sabotador e pense: como o chatinho me criticaria aqui? Como o hiper realizador se meteria?

 

3) Fortaleça sua musculatura das emoções positivas

Aqui entra tudo que todos já sabemos que faz bem. Alimentação saudável, exercícios físicos, ouvir música, prática de esportes e etc. Mas o grande segredo é estar presente no momento atual. Pode parecer uma coisa muito óbvia e simples mas nos dias atuais temos tanta informação que estamos sempre ocupados no passado e futuro a cada segundo e esquecemos de viver o presente.

Para fazer com que isso se transforme em um hábito e fazer com que seu cérebro torne-se em uma máquina de positividade, você precisará fazer academia. Mas não uma academia tradicional. Uma academia de positividade e presença.

Funciona assim. Escolha um gesto físico que signifique para você estar presente. No qual você irá se focar apenas nisso durante um a 2 segundos. Pode ser um carinho no braço, dar três tapas com as mãos, raspar os dedos do pé direito na sola do sapato. Ninguém precisa perceber isso e você deve ser capaz de fazer até mesmo em uma reunião.

Agora que você escolheu a ação, você precisará fazer 100 repetições por dia durante os próximos 21 dias. Cada vez que fizer e cada dia que praticar, seu sábio ficará mais ativo e fortalecido.

Ahn, 100 repetições não são 100 pela manhã. São 100 espalhados pelo dia. Podem ser 7 quando termina de escovar os dentes pela manhã. 10 no meio da manhã e assim por diante.

Receba meus textos em seu email: